Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"O DOGMA DA VIRGINDADE  DE MARIA".

O dogma da virgindade de Maria suscita hoje  muita polêmica. Para uns que consideram a sexualidade como uma dimensão importante na sua existência, soa como se a Igreja tivesse criado o dogma para manter a repressão sexual. Vários pesquisadores da história e da antropologia mostraram que a imagem da Virgem Maria foi usada como modelo ideal da mulher da sociedade patriarcal e sexista; a mãe, confinada ao espaço da casa e voltada unicamente para satisfazer os filhos; e a virgem,  sem desejo sexual, Outros questionam; "Maria, mãe e virgem" tornou-se um  modelo inatingível para as mulheres concretas., já que nenhuma outra mulher consegue reunir ao mesmo tempo as duas características, alguns leigos têm uma postura de indiferença diante dessa dogma. Afirmam que sua fé não mudaria em nada se Maria tivesse permanecido virgem ou fosse uma esposa normal, Importa sobre tudo sua coragem, sua fé  e entrega a Deus.
As dúvidas sobre o dogma da virgindade afloram no ambiente cientifico da modernidade, Para a medicina e a biologia, ele é inexplicável. Como pode uma mulher gerar um filho sem a presença de espermatozóides? como ela permanece virgem depois do parto? A teologia moderna descobriu que a "verdade" está sobre tudo na mensagem, no sentido, e bem menos nos fatos, na descrição literal de um acontecimento. Para transmitir uma experiência de fé, o escritor  bíblico, inspirado pelo Espírito Santo, serve-se da vários gêneros literários, Usa formas de escrever de seu tempo e de sua cultura, Ora, nos relatos de infância de Mateus e Lucas, nos quais teológica predomina sobre os fatos reais. Muitos estudiosos da Bíblia perguntam, nesto contexto, se a concepção virginal de Jesus realmente aconteceu ou se é uma imagem para dizer que o nascimento de Jesus é um presente de Deus para a humanidade.
A "virgindade perpétua de Maria" apresenta problemas no diálogo as outras Igrejas cristãs, Muitas Igrejas evangélicas aceitam a concepção virginal como está nos evangelhos. Mas sustentam que Maria teve outros filhos com José.